O que é a Oficina de Estudos Estratégicos?


O que é a Oficina de Estudos Estratégicos (OEE)?

A Oficina de Estudos Estratégicos (OEE), agora em sua 8ª edição é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A Oficina tem como objetivo debater tópicos de Relações Internacionais com a sociedade através de encontros de discussão orientada, de forma a instigar e amparar a produção acadêmica nas suas diversas formas, além da sua exposição em eventos. Dessa forma, visa fomentar a autonomia intelectual dos participantes e a formulação de conhecimento coletivo, com enfoque multidisciplinar e orientado para as problemáticas da Defesa Nacional, auxiliando a formação acadêmica, profissional e social dos envolvidos.

Como plataforma de extensão do ensino superior, a OEE também tem como objetivo promover parcerias no campo dos Estudos Estratégicos entre a Universidade, a sociedade em geral e o Exército Brasileiro, por meio dos contatos com parceiros externos da atividade: Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE), Núcleo de Estudos Estratégicos do Comando Militar do Sul (NEE-CMS) e Restaurante Midbar.

Para tanto, a OEE, em 2018, funcionará através de encontros presenciais, operando em duas modalidades, alternando entre oficinas de orientação de trabalhos temáticos da área de Estudos Estratégicos e oficinas de prática de jogos de simulação inferenciais contextualizadas com exposições dialogadas.

As oficinas de discussão orientada, à exemplo das edições anteriores, tem como objetivo a orientação de trabalhos da área de Estudos Estratégicos - de modo a formar consciências crítico-reflexiva - mediante seminários dialogados e temáticos de caráter multidisciplinar. O acompanhamento das discussões será possibilitado pelo envio de material através do grupo de e-mails da OEE, montado à partir dos dados das inscrições.

Como novidade, em 2018, a OEE será realizada em parceria com o Cel Makrakis, que já desenvolveu anteriormente o projeto de extensão da UFRGS: “Jogos de Simulação Inferenciais em Contextos de Conflito, Competição e Cooperação”, que será fundido com a OEE, se efetivando nos encontros de prática de jogos. Tais encontros consistirão de palestras seguidas de sessões de prática de jogos simulacionais de tabuleiro, selecionados de acordo com a adequação de suas temáticas e ambientações às propostas dos conteúdos contextualizados e debatidos nas exposições teóricas. 

Os Jogos de Simulação Inferencial tem por objetivo desenvolver e difundir, pela comunidade acadêmica e externa, o interesse e o entendimento da área de Estudos Estratégicos de forma prática, didática e lúdica através do uso de Jogos de Simulação Inferenciais, empregando-os como artefato de pesquisa, tanto como atividade de simulação com base na modelagem, quanto como exercício lógico-inferencial.

A Oficina conta com a coordenação do Prof. Dr. José Miguel Quedi Martins (DERI/UFRGS) e Prof. Dr. Heraldo Makrakis (IFRS).

Como faço para participar?
Para participar pede-se a inscrição de um formulário disponível em: bit.ly/inscricaoOEE2018

Tenho algum custo com a participação na OEE?
Não! A inscrição e participação não tem custo algum.

Onde ocorrerão os encontros?
No Restaurante Midbar - Rua Fernandes Vieira, 508, no Bairro Bom Fim em Porto Alegre.


Quando ocorrerão os encontros?
Todas os sábados, das 9:30 às 12:30, a partir de 05 de maio de 2018.

Comentários

  1. Olá, tenho algumas dúvidas referente ao curso, poderiam me esclarecer?
    Qual o período de sábados?
    E se terá certificado após o encerramento.
    Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita,
      Os encontros vão ocorrer todos os sábados, das 09 às 13 horas.
      A OEE VIII vai ser realizada em dois intervalos de 2018, de 05/05 à 14/07 e de 11/08 à 22/12.
      E sim, serão emitidos certificados de participação mediante inscrição!

      Excluir
  2. Bom dia. Ainda é possível participar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rafael. É possível sim, as inscrições podem ser feitas neste endereço: bit.ly/inscricaoOEE2018.

      Excluir

Postar um comentário